A cerimónia de entrega de prémios da 8ª edição dos Portugal Digital Awards® teve lugar no dia 29 de novembro. Queremos estender os nossos sinceros parabéns a todos os vencedores! Conheça os projetos que representam o que de melhor se faz na área digital em Portugal.
Agradecemos a todos aqueles que submeteram os seus projetos para esta edição memorável!
Pode ver o vídeo completo da cerimónia de entrega de prémios neste link.
O GridWise é uma plataforma inovadora de monitorização e controlo das redes elétricas de baixa tensão (BT), com conjugação de tecnologia de ponta IT e OT . Com a aplicação de inteligência artificial, IoT e análise de dados em tempo real, o projeto oferece uma abordagem inovadora na gestão das redes elétricas. A capacidade de automação e integração inteligente de dispositivos permite a adaptação dinâmica das redes numa solução personalizada e de alto desempenho com os seguintes UseCases. (1) Monitorização dos circuitos BT para deteção de falhas que comprometam o abastecimento de energia; (2) Monitorização dos parâmetros da qualidade de energia. (3) Criação automática da topologia da rede, com fase e saída do Posto de Transformação em que o cliente está ligado; (4) Cálculo de Perdas Técnicas na rede com insights relevantes para planeamento e investimento na rede; (5) Cálculo das Perdas não-técnicas da rede (furto e fraude) (6) Monitorização da perda física do condutor de Neutro.
Mobi CTT – App Mobilidade Ibérica é uma ferramenta de última geração e uma das iniciativas chave do Plano de Transformação da empresa. É a primeira aplicação ibérica, desenvolvida internamente com a colaboração de várias áreas da empresa, que irá suportar a atividade de entrega de Correios e Expresso em Portugal e Espanha. Esta aplicação assenta em pilares fundamentais para a mudança transformacional nos processos de distribuição, com uma forte componente de mudança cultural, devido à sua disrupção face à aplicação anterior. A estrutura da aplicação foi desenvolvida na perspetiva de simplificar o processo da distribuição/dia de trabalho do Carteiro, através de uma organização simples e direcionada para as tarefas e procedimentos que o Distribuidor terá que cumprir no decurso da sua rota.
A inovação digital tem sido uma das grandes apostas do Centro Hospitalar Universitário de Santo António (CHUdSA), pela cirurgia minimamente invasiva, pelas inúmeras vantagens para os doentes e para os profissionais. O Projeto iBird- Bloco Operatório Inovação Robótica e Digital vem confirmar a aposta massiva em inovação tecnológica no Bloco Operatório focado na modernização e otimização dos procedimentos cirúrgicos por meio de integração da tecnologia avançada. São evidência desta estratégia: – Equipamentos médicos de alta tecnologia (Robotics): Cirurgia Robótica (Programa Robótico HUGO® e ROSA®); – Realidade aumentada (Virtual/Augmented Reality): HoloLens®/ 5G; – Imagem e monitorização em tempo real (XR – Extended Reality/ Audiovisual /Multimédia): CollaboratOR; – Comunicação digital com os pacientes no pré/pós-operatório (IoT / AI): App Get Ready – Planeamento Cirúrgico inteligente (AI /cognitive): O sistema ABI – Sistema de interligação de várias unidades (IoT/ BIG DATA): Patient Care.
Os cacifos automáticos Locky são uma solução conveniente, com horário alargado, sem filas e em locais de fácil acesso e de grande afluência de pessoas para receção e/ou envio de encomendas. Esta solução evita que as pessoas tenham de ficar em casa à espera para receber uma encomenda.
Disponibilização de informação aberta à sociedade é um desígnio importante da missão da E-REDES. O portal Open Data e os dados disponibilizados servem um conjunto heterogéneo de stakeholders e temas associados ao setor elétrico e à transição energética. Hoje estão disponíveis 19 datasets sobre Renováveis, Mobilidade Elétrica, Rede Elétrica, Operação e Qualidade de Serviço e Consumos e Energia e serão continuamente disponibilizados novos datasets. Esses datasets podem ser extraídos em vários formatos, como csv, json e excel, integrados em sistemas através de API ou explorados visualmente em tabelas, gráficos ou dashboards, utilizando vários filtros pré-definidos. A E-REDES está assim a democratizar o acesso aos dados que coleta no âmbito da sua atividade, utilizando tecnologias de ponta, como Cloud Computing e Big Data/Analytics, permitindo um acompanhamento da evolução e tendências da comunidade e servindo de catalisador da transição energética do país.
O projeto de Cognitive Operations/Solutions tem como objetivo automatizar operações que consistem no tratamento de documentos de elevada heterogeneidade, dinamismo temporal e que impliquem muito tempo de realização. Atualmente, esta ferramenta processa automaticamente balancetes e notas de liquidação de IRS; pretende-se a curto prazo enriquecer este processo com diferentes tipologias de documentos, tais como: recibos de vencimento e Normas Contabilísticas e de Relato Financeiro (NCRF). Na fase de testes de aceitação, a assertividade dos valores extraídos manteve-se na ordem dos 95%/97%, o que comparado com a experiência partilhada pelo Centro de Operações, supera a % de erro humano verificada atualmente. Em produção, de cerca de 1500 pedidos, 70% foram totalmente automatizados e nos restantes 30%, em média, foram preenchidos metade dos campos.
O GridWise é uma plataforma inovadora de monitorização e controlo das redes elétricas de baixa tensão (BT), com conjugação de tecnologia de ponta IT e OT . Com a aplicação de inteligência artificial, IoT e análise de dados em tempo real, o projeto oferece uma abordagem inovadora na gestão das redes elétricas. A capacidade de automação e integração inteligente de dispositivos permite a adaptação dinâmica das redes numa solução personalizada e de alto desempenho com os seguintes UseCases. (1) Monitorização dos circuitos BT para deteção de falhas que comprometam o abastecimento de energia; (2) Monitorização dos parâmetros da qualidade de energia. (3) Criação automática da topologia da rede, com fase e saída do Posto de Transformação em que o cliente está ligado; (4) Cálculo de Perdas Técnicas na rede com insights relevantes para planeamento e investimento na rede; (5) Cálculo das Perdas não-técnicas da rede (furto e fraude) (6) Monitorização da perda física do condutor de Neutro.
A ALYA é a plataforma de IA desenvolvida pelo BdP, que visa tornar a instituição numa organização ainda mais data-driven. Dotada de capacidades de sumarização, identificação de palavras-chave, reconhecimento de entidades, e extração e classificação de informação de documentos. Oferece confiança no tratamento da informação de todos os níveis de classificação de segurança, mesmo confidencial, atuando como facilitador e acelerador dos processos de negócio, incluindo na supervisão e mercados. A ALYA liberta as equipas de tarefas desinteressantes e repetitivas, permitindo desenvolver produtos e serviços inovadores e disruptivos, e fomentando uma cultura orientada aos dados. Com a ALYA, o BdP está na vanguarda da aplicação de IA às funções de Banco Central, considerando-se a plataforma como ferramenta tecnológica, mas sobretudo como motor de transformação sustentável que maximiza o talento humano e redefine a forma como o Banco opera, apoiando o seu esforço para servir bem os portugueses.
A inovação digital tem sido uma das grandes apostas do Centro Hospitalar Universitário de Santo António (CHUdSA), pela cirurgia minimamente invasiva, pelas inúmeras vantagens para os doentes e para os profissionais. O Projeto iBird- Bloco Operatório Inovação Robótica e Digital vem confirmar a aposta massiva em inovação tecnológica no Bloco Operatório focado na modernização e otimização dos procedimentos cirúrgicos por meio de integração da tecnologia avançada. São evidência desta estratégia: – Equipamentos médicos de alta tecnologia (Robotics): Cirurgia Robótica (Programa Robótico HUGO® e ROSA®); – Realidade aumentada (Virtual/Augmented Reality): HoloLens®/ 5G; – Imagem e monitorização em tempo real (XR – Extended Reality/ Audiovisual /Multimédia): CollaboratOR; – Comunicação digital com os pacientes no pré/pós-operatório (IoT / AI): App Get Ready – Planeamento Cirúrgico inteligente (AI /cognitive): O sistema ABI – Sistema de interligação de várias unidades (IoT/ BIG DATA): Patient Care.
O Ecossistema Pets vai para além dos seguros para animais de companhia, centrando-se numa solução integrada para a saúde, o bem-estar, a fidelização e a gamificação dos animais de companhia, com base numa presença digital e fomentando as futuras inovações do mercado dos animais de companhia. .O nosso Ecossistema Pets é composto por: Seguro, Gamification & Loyalty, Parcerias, Presença Digital e Dispositivo. O que torna o Ecossistema MyPets numa solução única é a integração de todas as camadas do ecossistema numa experiência fácil, simples e gratificante que fornece e responde a todas as principais necessidades dos nossos clientes, enquanto donos de animais de estimação, através de uma proposta de valor acrescentado. O cliente é continuamente recompensado pelas boas práticas com o seu animal, tem todos os parceiros necessários para usufruir de descontos e vantagens para si e para o seu animal de estimação e está totalmente coberto por um plano de seguro que responde às suas necessidades.
O projecto teve como objectivo disponibilizar, aos agentes de serviço da Ascendum, de forma totalmente embebida na plataforma Salesforce e no actual processo de suporte técnico a clientes, um motor de inteligência artificial (LLM) que optimiza a identificação de problemas, nas máquinas dos clientes, e selecciona a melhor resolução para os mesmos. Criámos um novo motor de GenAI que sugere as melhores soluções técnicas em segundos e através de uma conversação simples e intuitiva. No processo tradicional, e até agora, os agentes de Serviço despendiam dezenas de minutos a pesquisar (entre milhares de documentos indexados de forma clássica) a informação relevante e a identificar a melhor solução. Com o tratamento e indexação massivos de dezenas de milhares de documentos técnicos (grounding de dados para o LLM a implementar) e a criação de prompts de conversação, os agentes podem agora de forma rápida, intuitiva e precisa identificar em segundos a raiz do problema e sugerir a melhor solução.
Um programa educativo tecnológico que desafia alunos e professores a desenvolverem aplicações para smartphones ou tablets, mostrando-lhes o potencial da tecnologia na transformação do mundo e das comunidades onde se inserem. Com uma metodologia de projeto, os alunos têm oportunidade de experienciar o ciclo de desenvolvimento do produto e estar em contato com uma rede de Experts. Professores e alunos formam equipas que utilizando conteudos residentes numa plataforma online desenvolvem uma ideia e prototipo de Aplicação. O programa inclui ainda uma competição opcional que neste momento se cnsitui como a maior competição de escolas a nivel nacional.
A CP desenvolveu uma solução integrada para a implementação do Ambiente Digital da Tração (carreira que integra os maquinistas) com os objetivos: • Transformação Digital da Atividade da Tração. • Adoção de ferramentas para auxílio às ações associadas à atividade. Está afeto a cada colaborador um tablet, para utilização empresarial, devendo obedecer às políticas de segurança informática da CP. A gestão dos acessos e a atualização das aplicações é efetuada através de uma plataforma de gestão da mobilidade. De acordo com regras definidas, os colaboradores poderão aceder no tablet a várias funcionalidades: • Conteúdos corporativos e pessoais • Aplicações CP que visam ganhos de eficiência e eficácia nos processos: acesso a documentos, notificações, regulamentação de segurança, gestão do horário de trabalho, apoio à condução, tarefas associadas ao material circulante). Trata-se de uma solução inovadora, implicando utilização de novos recursos, num processo iterativo que impõe elevado dinamismo.
A inovação digital tem sido uma das grandes apostas do Centro Hospitalar Universitário de Santo António (CHUdSA), pela cirurgia minimamente invasiva, pelas inúmeras vantagens para os doentes e para os profissionais. O Projeto iBird- Bloco Operatório Inovação Robótica e Digital vem confirmar a aposta massiva em inovação tecnológica no Bloco Operatório focado na modernização e otimização dos procedimentos cirúrgicos por meio de integração da tecnologia avançada. São evidência desta estratégia: – Equipamentos médicos de alta tecnologia (Robotics): Cirurgia Robótica (Programa Robótico HUGO® e ROSA®); – Realidade aumentada (Virtual/Augmented Reality): HoloLens®/ 5G; – Imagem e monitorização em tempo real (XR – Extended Reality/ Audiovisual /Multimédia): CollaboratOR; – Comunicação digital com os pacientes no pré/pós-operatório (IoT / AI): App Get Ready – Planeamento Cirúrgico inteligente (AI /cognitive): O sistema ABI – Sistema de interligação de várias unidades (IoT/ BIG DATA): Patient Care.
O Projeto IFishCan, foi um projeto cofinanciado pela União Europeia, organizado pelos EIT Digital, EIT Foods e EIT Manufacturing. Este projeto foi produzido por um consorcio, constituído pela Foodintech Lda.; INESCTEC; AI Talentum e AZTI e teve a sua implementação na unidade Industrial da Conservas Pinhais. O produto, consistiu na implementação de um ecossistema tecnológico, integrando: IOT; sistema MES – Manufacturing Execution System e AI que fosse facilmente adaptável, escalável, com um alto grau de personalização para diferentes tipos de industria e produtos. Este ecossistema tecnológico, oferece a oportunidade às PMEs para testar temporariamente ferramentas digitais avançadas, de modo a reduzir o desperdício de alimentar e o impacto ambiental das suas operações de produção, fornecendo poder preditivo (usando inteligência artificial) no processo de tomada de decisão, pela otimização da água e uso de energia.