Já são conhecidos os projetos finalistas da 8ª Ed. dos Portugal Digital Awards.
Assista à apresentação oficial de cada projeto no IDC Future of Digital Innovation 2023, que irá decorrer no Centro Cultural de Belém, no dia 9 de Novembro. Faça a sua inscrição no evento aqui!
O projecto teve como objectivo disponibilizar, aos agentes de serviço da Ascendum, de forma totalmente embebida na plataforma Salesforce e no actual processo de suporte técnico a clientes, um motor de inteligência artificial (LLM) que optimiza a identificação de problemas, nas máquinas dos clientes, e selecciona a melhor resolução para os mesmos. Criámos um novo motor de GenAI que sugere as melhores soluções técnicas em segundos e através de uma conversação simples e intuitiva. No processo tradicional, e até agora, os agentes de Serviço despendiam dezenas de minutos a pesquisar (entre milhares de documentos indexados de forma clássica) a informação relevante e a identificar a melhor solução. Com o tratamento e indexação massivos de dezenas de milhares de documentos técnicos (grounding de dados para o LLM a implementar) e a criação de prompts de conversação, os agentes podem agora de forma rápida, intuitiva e precisa identificar em segundos a raiz do problema e sugerir a melhor solução.
Neste trabalho, desenvolvido pela Assoc. Porto Digital em estreita colaboração cientifico-tecnológica com a equipa do Urban Analytics Lab da Nova Information Management School, foi criado um indicador composto de alta resolução espácio-temporal para medir a dinâmica urbana, na cidade do Porto. Recolhemos dados horários sobre o tráfego, a utilização dos transportes públicos, as viagens de e-scooter e a qualidade do ar. Foi aplicada análise fatorial para extrair um indicador composto, denominado de Indicador de Dinâmica Urbana (UDI), que fornece uma visão holística da dinâmica da cidade. O UDI foi integrado numa plataforma analítica que permite analisar a sua variação geral, mas também durante eventos na cidade, bem como o impacto destes eventos nas variáveis constituintes do indicador.
O BPI VR é o primeiro balcão em Realidade Virtual de um Banco em Portugal. É uma App para Oculus Quest 2, que já está disponível para descarregar e consiste na visita a um edifício de 3 pisos. Neste espaço, é possível interagir com a oferta do Banco, através de experiências como a simulação de crédito, seguros e poupanças, o manuseamento de réplicas digitais de produtos, como relógios e vinhos, ou até o contacto com o Gestor de Conta, numa videochamada em Realidade Virtual. Adicionalmente, é possível disfrutar de experiências interativas, como responder a um quizz de literacia financeira, jogar um jogo de minigolfe ou até visitar o estádio virtual que foi construído em parceria com a Federação Portuguesa de futebol, onde é possível assistir a conteúdo exclusivo, manusear réplicas de troféus e até jogar um jogo de guarda-redes.
Os parceiros de intermediação de crédito habitação do BPI trabalham em parceria com o Banco para oferecer aos seus clientes as melhores soluções de crédito habitação possíveis. Assim, estes parceiros devem estar em constante comunicação com o Banco e atualizados em relação à sua oferta de crédito habitação Para melhorar esta comunicação, o BPI desenvolveu, em parceria com a Deloitte, uma plataforma de intermediação de crédito disponível para estes mesmos parceiros. Assim, os intermediários de crédito conseguem criar, acompanhar e gerir eficientemente clientes e operações de crédito, mantendo o contacto constante com o Banco e a sua oferta. Através da plataforma, estes parceiros do BPI terão a capacidade de gerar perfis de clientes, efetuar simulações de crédito à habitação e apresentar propostas de crédito. Simultaneamente, o BPI mantém a capacidade de supervisionar as operações num backoffice da plataforma.
O “Programa de Benefícios BPI” é um programa de fidelização concebido pelo BPI em parceria com a Data4Deals com o objetivo de proporcionar aos nossos Clientes ofertas personalizadas através da análise de múltiplos dados (transacionais, sociodemográficos, etc.). A proposta é disponibilizar um marketplace de serviços e produtos e utilizar o potencial de marketing e vendas disponível na informação que detemos dos nossos Clientes. Para beneficiarem de Cashbacks, os Clientes apenas têm de utilizar os Cartões BPI (em lojas online ou físicas). Através dos nossos canais digitais, os Clientes terão acesso a descontos e oportunidades de poupança adequadas ao seu perfil. Trata-se de um serviço inovador, simples e fácil de utilizar, sendo o software gerido pelo parceiro. As principais funcionalidades disponíveis nos canais digitais do BPI são: – Consultar as ofertas e marcas disponíveis – Selecionar o nível de personalização da oferta (mais direcionada) – Ver histórico de Cashbacks recebidos
Com a ambição de melhorar a experiência do Cliente no Contact Center e dar resposta à crescente entrada de chamadas nos operadores iniciámos, em junho de 22, a implementação da nova solução – Assistente Virtual (AV). O layout do plano foi o seguinte: • Adaptar a infraestrutura de forma a suportar a troca de informação entre três players (Axians; Agentifai; BPI) • Desenhar a jornada de Cliente em cada funcionalidade disponível (ex. Saldo de Cartão e Conta) • Testar em ambientes de pré-produtivos por forma a identificar erros que possam ser corrigidos com o mínimo impacto para o Cliente • Conduzir um roll-out faseado e dividido entre diferentes linhas de atendimento A AV está em produção, como um todo, desde abril 23. Mas, continuamos a: • Medir e melhorar as experiências • Desenvolver novas jornadas/serviços. À data de hoje já ultrapassa as 20 funcionalidades • Alargar o espectro de atuação (alargamento para outras linhas e/ou serviços; outros business cases – Outbound de chamadas)
A ALYA é a plataforma de IA desenvolvida pelo BdP, que visa tornar a instituição numa organização ainda mais data-driven. Dotada de capacidades de sumarização, identificação de palavras-chave, reconhecimento de entidades, e extração e classificação de informação de documentos. Oferece confiança no tratamento da informação de todos os níveis de classificação de segurança, mesmo confidencial, atuando como facilitador e acelerador dos processos de negócio, incluindo na supervisão e mercados. A ALYA liberta as equipas de tarefas desinteressantes e repetitivas, permitindo desenvolver produtos e serviços inovadores e disruptivos, e fomentando uma cultura orientada aos dados. Com a ALYA, o BdP está na vanguarda da aplicação de IA às funções de Banco Central, considerando-se a plataforma como ferramenta tecnológica, mas sobretudo como motor de transformação sustentável que maximiza o talento humano e redefine a forma como o Banco opera, apoiando o seu esforço para servir bem os portugueses.
As TDV’s (Taxas de Depreciação Variável) representam uma evolução notável no uso de algoritmos baseados em machine learning para otimizar a gestão de produtos perecíveis prestes a expirar. Ao integrar uma variedade de variáveis, como níveis de stock, previsões de entrega, histórico de vendas e data de validade, este algoritmo calcula com precisão a percentagem de desconto ideal. Essa abordagem inteligente visa reduzir o desperdício alimentar ao mesmo tempo que maximiza a rentabilidade. A aplicação eficaz das TDV’s não beneficia apenas os negócios ao aumentar a margem de lucro, mas também tem um impacto positivo na sustentabilidade ao contribuir para uma gestão mais consciente e eficiente dos recursos alimentares.
Implementação de uma nova tipologia de etiquetas que se baseia na atualização de forma automática dos preços dos produtos de forma eletrónica. Com as Etiquetas Eletrónicas, o processo manual de troca de etiquetas foi simplificado, aumentando a fiabilidade de preços, a disponibilidade dos nossos colaboradores para atenderem o cliente e assim aumentar a sua satisfação. As Etiquetas Eletrónicas têm ainda um potencial para explorar, aproveitando este canal de comunicação para passar informação aos colaboradores sobre stocks potenciando a reposição de produto em falta no linear.
O projeto de Cognitive Operations/Solutions tem como objetivo automatizar operações que consistem no tratamento de documentos de elevada heterogeneidade, dinamismo temporal e que impliquem muito tempo de realização. Atualmente, esta ferramenta processa automaticamente balancetes e notas de liquidação de IRS; pretende-se a curto prazo enriquecer este processo com diferentes tipologias de documentos, tais como: recibos de vencimento e Normas Contabilísticas e de Relato Financeiro (NCRF). Na fase de testes de aceitação, a assertividade dos valores extraídos manteve-se na ordem dos 95%/97%, o que comparado com a experiência partilhada pelo Centro de Operações, supera a % de erro humano verificada atualmente. Em produção, de cerca de 1500 pedidos, 70% foram totalmente automatizados e nos restantes 30%, em média, foram preenchidos metade dos campos.
Com o aparecimento de Chatbots a CGD detetou uma oportunidade de desenvolvimento destas tecnologias para apoio interno de dúvidas técnicas (normalmente concretizadas em pedidos num sistema interno de service management) recebidas de Contact Center, Agências e pedidos técnicos internos. Estes colaboradores para responderem a uma questão dependiam da sua pesquisa num vasto leque de informação dispersa na intranet da Caixa. O Chat CGD, desenvolvido internamente, agrega a elevada volumetria de documentos, normas e procedimentos, numa fonte única de informação. Este distingue-se pela capacidade de responder a perguntas, que têm por base a análise de documentos com centenas de páginas, garantindo uma conversa natural e humana, e memorizar o histórico da conversa e informação prestada anteriormente. São ainda apresentados os documentos usados como fonte, por ordem de relevância, para que o utilizador verifique a resposta, uma vez que a decisão final cabe ao colaborador e não ao Chat CGD.
O Crédito TPA, dirigido às micro e pequenas empresas, é um serviço financeiro desenvolvido para fazer face a necessidades de liquidez, permitindo uma solução ajustada ao ciclo de tesouraria da maioria das empresas. Trata-se de uma linha de crédito indexada ao nível de utilização do conjunto dos TPA (Terminais de Pagamento Automático)/POS (Point of Sales) do cliente. Um modelo exemplar de aplicação do Soft Cross selling. Ou seja, foi considerado oportuna a conjunção de duas soluções financeiras distintas: TPA/POS enquanto serviço facilitador de recebimentos por parte do cliente e a disponibilização de liquidez adicional para responder a necessidades de tesouraria. Trata-se de uma solução de crédito com decisão automática, decorrente de algoritmos que fundamentam a decisão (de manutenção ou suspensão) do limite de crédito.
Um programa educativo tecnológico que desafia alunos e professores a desenvolverem aplicações para smartphones ou tablets, mostrando-lhes o potencial da tecnologia na transformação do mundo e das comunidades onde se inserem. Com uma metodologia de projeto, os alunos têm oportunidade de experienciar o ciclo de desenvolvimento do produto e estar em contato com uma rede de Experts. Professores e alunos formam equipas que utilizando conteudos residentes numa plataforma online desenvolvem uma ideia e prototipo de Aplicação. O programa inclui ainda uma competição opcional que neste momento se cnsitui como a maior competição de escolas a nivel nacional.
A inovação digital tem sido uma das grandes apostas do Centro Hospitalar Universitário de Santo António (CHUdSA), pela cirurgia minimamente invasiva, pelas inúmeras vantagens para os doentes e para os profissionais. O Projeto iBird- Bloco Operatório Inovação Robótica e Digital vem confirmar a aposta massiva em inovação tecnológica no Bloco Operatório focado na modernização e otimização dos procedimentos cirúrgicos por meio de integração da tecnologia avançada. São evidência desta estratégia: – Equipamentos médicos de alta tecnologia (Robotics): Cirurgia Robótica (Programa Robótico HUGO® e ROSA®); – Realidade aumentada (Virtual/Augmented Reality): HoloLens®/ 5G; – Imagem e monitorização em tempo real (XR – Extended Reality/ Audiovisual /Multimédia): CollaboratOR; – Comunicação digital com os pacientes no pré/pós-operatório (IoT / AI): App Get Ready – Planeamento Cirúrgico inteligente (AI /cognitive): O sistema ABI – Sistema de interligação de várias unidades (IoT/ BIG DATA): Patient Care.
A CP desenvolveu uma solução integrada para a implementação do Ambiente Digital da Tração (carreira que integra os maquinistas) com os objetivos: • Transformação Digital da Atividade da Tração. • Adoção de ferramentas para auxílio às ações associadas à atividade. Está afeto a cada colaborador um tablet, para utilização empresarial, devendo obedecer às políticas de segurança informática da CP. A gestão dos acessos e a atualização das aplicações é efetuada através de uma plataforma de gestão da mobilidade. De acordo com regras definidas, os colaboradores poderão aceder no tablet a várias funcionalidades: • Conteúdos corporativos e pessoais • Aplicações CP que visam ganhos de eficiência e eficácia nos processos: acesso a documentos, notificações, regulamentação de segurança, gestão do horário de trabalho, apoio à condução, tarefas associadas ao material circulante). Trata-se de uma solução inovadora, implicando utilização de novos recursos, num processo iterativo que impõe elevado dinamismo.
CTT MOOVE – Soft-PoS. A nova solução SoftPOS da Rede Multibanco, totalmente desenvolvida em Portugal. Com a tecnologia SoftPOS, é possível transformar um dispositivo Android num terminal de pagamento, com a capacidade de integrar as aplicações que são utilizadas atualmente na gestão de um negócio. Nova integração total pela primeira vez entre uma App de faturação e de controlo de entregas e o SoftPOS com impactos em cerca de 8.000 dispositivos, transformando-os em terminais de aceitação de pagamentos eletrónicos, com reconciliação total da jornada de venda em tempo real. Esses dispositivos poderão então aceitar pagamentos através dos métodos de pagamento mais utilizados pelos portugueses: MB WAY, cartão contactless (nacional ou internacional) e wallet, através de tecnologia sem contacto.
Mobi CTT – App Mobilidade Ibérica é uma ferramenta de última geração e uma das iniciativas chave do Plano de Transformação da empresa. É a primeira aplicação ibérica, desenvolvida internamente com a colaboração de várias áreas da empresa, que irá suportar a atividade de entrega de Correios e Expresso em Portugal e Espanha. Esta aplicação assenta em pilares fundamentais para a mudança transformacional nos processos de distribuição, com uma forte componente de mudança cultural, devido à sua disrupção face à aplicação anterior. A estrutura da aplicação foi desenvolvida na perspetiva de simplificar o processo da distribuição/dia de trabalho do Carteiro, através de uma organização simples e direcionada para as tarefas e procedimentos que o Distribuidor terá que cumprir no decurso da sua rota.
Disponibilização de informação aberta à sociedade é um desígnio importante da missão da E-REDES. O portal Open Data e os dados disponibilizados servem um conjunto heterogéneo de stakeholders e temas associados ao setor elétrico e à transição energética. Hoje estão disponíveis 19 datasets sobre Renováveis, Mobilidade Elétrica, Rede Elétrica, Operação e Qualidade de Serviço e Consumos e Energia e serão continuamente disponibilizados novos datasets. Esses datasets podem ser extraídos em vários formatos, como csv, json e excel, integrados em sistemas através de API ou explorados visualmente em tabelas, gráficos ou dashboards, utilizando vários filtros pré-definidos. A E-REDES está assim a democratizar o acesso aos dados que coleta no âmbito da sua atividade, utilizando tecnologias de ponta, como Cloud Computing e Big Data/Analytics, permitindo um acompanhamento da evolução e tendências da comunidade e servindo de catalisador da transição energética do país.
O GridWise é uma plataforma inovadora de monitorização e controlo das redes elétricas de baixa tensão (BT), com conjugação de tecnologia de ponta IT e OT . Com a aplicação de inteligência artificial, IoT e análise de dados em tempo real, o projeto oferece uma abordagem inovadora na gestão das redes elétricas. A capacidade de automação e integração inteligente de dispositivos permite a adaptação dinâmica das redes numa solução personalizada e de alto desempenho com os seguintes UseCases. (1) Monitorização dos circuitos BT para deteção de falhas que comprometam o abastecimento de energia; (2) Monitorização dos parâmetros da qualidade de energia. (3) Criação automática da topologia da rede, com fase e saída do Posto de Transformação em que o cliente está ligado; (4) Cálculo de Perdas Técnicas na rede com insights relevantes para planeamento e investimento na rede; (5) Cálculo das Perdas não-técnicas da rede (furto e fraude) (6) Monitorização da perda física do condutor de Neutro.
É imperativo que a EDP desenvolva uma visão a longo prazo da vida dos transformadores enquanto ativos críticos que são, e gerir ações de manutenção destes equipamentos. Neste sentido, foi criado o Health Engine – Power Transformers, um projeto de transformação digital que utiliza analítica avançada para a construção de uma estratégia de gestão de ativos data-driven. Esta solução incorpora todos os dados de condição destas máquinas, potenciando uma visão completa e holística da frota, sendo uma ferramenta sólida de suporte à tomada de decisão de curto e longo prazo. No curto prazo, foram aplicados algoritmos de Machine Learning, que resultam em recomendações de ações de manutenção, como a realização de ensaios elétricos e de intervenções ao óleo isolante dos equipamentos. No longo prazo, através de técnicas de analítica avançada é obtida uma probabilidade de falha de cada ativo num horizonte temporal alargado, potenciando uma estratégia mais eficiente de substituição dos transformadores.
Guiada pela missão de liderar a transição energética, a EDP tem vindo a tornar-se cada vez mais global. Ciente que os colaboradores são o fator-chave para o sucesso, tornou-se crítico criar uma experiência de colaborador verdadeiramente global, transversal às suas 13000 pessoas, 64 nacionalidades e 29 países. Para tal, a EDP criou o edpON, a “casa comum” dos colaboradores: um hub central para todas as comunicações, serviços e interações de todos os colaboradores, permitindo uma experiência digital global única e simplificada para todo o Grupo, disponível em formato mobile e desktop. Na vertente de comunicação o edpON mantém o Grupo em constante atualização e colaboração através de formatos distintos como feed, revista, TV e rádio. Nos serviços, o edpON centraliza e digitaliza mais de 30 processos de diversas áreas (e.g.RH,Compliance,Shared Services), incluindo aprovações, justificação de ausências, trocas de turno, marcação de espaço, consulta de dados/documentos pessoais, entre outros.
O crescimento da mobilidade elétrica trouxe à EDP, como comercializadora de energia com aposta contínua na digitalização da experiência do cliente, o imperativo de criar uma experiência digital para este serviço. Assim, criou a EDP Charge, uma app móvel que permite gerir de forma integrada a experiência de carregamento público e privado de utilizadores de veículos elétricos, de forma rápida e simples (e.g.planear rota, agendar carregamento, simular custo/consumo em função do carregador e veículo). Tendo sido das primeiras apps de mobilidade elétrica em Portugal, distingue-se ainda das restantes soluções de mercado em 4 fatores: 1) Fusão do ecossistema público e privado numa experiência única; 2) Experiência integrada em casa e empresa (carregamento privado para B2B e B2C); 3) Acerto de contas automático com o condomínio pela wallet virtual pré-paga, única no mercado; 4) Criar contrato/cartão digital e começar a carregar de forma imediata na rede pública, sem necessidade de cartão físico.
O Ecossistema Pets vai para além dos seguros para animais de companhia, centrando-se numa solução integrada para a saúde, o bem-estar, a fidelização e a gamificação dos animais de companhia, com base numa presença digital e fomentando as futuras inovações do mercado dos animais de companhia. .O nosso Ecossistema Pets é composto por: Seguro, Gamification & Loyalty, Parcerias, Presença Digital e Dispositivo. O que torna o Ecossistema MyPets numa solução única é a integração de todas as camadas do ecossistema numa experiência fácil, simples e gratificante que fornece e responde a todas as principais necessidades dos nossos clientes, enquanto donos de animais de estimação, através de uma proposta de valor acrescentado. O cliente é continuamente recompensado pelas boas práticas com o seu animal, tem todos os parceiros necessários para usufruir de descontos e vantagens para si e para o seu animal de estimação e está totalmente coberto por um plano de seguro que responde às suas necessidades.
O Arquivo.pt é um serviço público e gratuito que permite a qualquer pessoa pesquisar e aceder a informação histórica preservada da Web desde os anos 90. O Arquivo.pt preserva 17 mil milhões de ficheiros recolhidos de websites em várias línguas (cerca de metade dos seus utilizadores vêm de fora de Portugal). Periodicamente, o sistema Arquivo.pt recolhe e armazena automaticamente a informação publicada na Web. O fluxo de trabalho de preservação é realizado através de um sistema de informação de grande escala distribuído alojado num centro de dados próprio e o software do sistema foi desenvolvido e é operado pela equipa do Arquivo.pt. O Arquivo.pt disponibiliza um catálogo de serviços inovadores de preservação digital únicos no mundo (https://arquivo.pt/catalogo) tais como a pesquisa temporal de páginas e imagens históricas da web, o arquivo404 que redireciona ligações quebradas para versões de páginas arquivadas na web ou o Memorial que preserva websites históricos.
2/3 dos agregados familiares utilizam gás em garrafa em Portugal. Em 2005, a Galp inovou ao lançar a Pluma. Mais leve e fácil de transportar, a Pluma tinha um design e uma comunicação que mudaram completamente a imagem das garrafas de gás. No entanto, com o passar dos anos, ser leve já não era tão importante e a Galp via aproximar-se a concorrência. Para que a Pluma recuperasse a relevância que já tinha alcançado, havia que voltar a inovar. Este caso é sobre como a inovação de produto colocou a Galp de novo na ribalta. Relançar a Pluma era um grande desafio, especialmente numa categoria onde os consumidores se dizem satisfeitos e apenas 5% muda de marca. A NOVA PLUMA É A PRIMEIRA GARRAFA DO MUNDO COM TECNOLOGIA INOVADORA E DIGITAL. UMA REVOLUÇÃO QUE RESPONDIA ÀS EXIGÊNCIAS DO CONSUMIDOR DE HOJE.
O shERPa é um projeto estratégico que representa uma oportunidade para adaptar os processos internos da Galp nas diferentes geografias, tornando-os mais simples, ágeis e eficientes, através da revisão e implementação das mais avançadas tecnologias. O projeto emergiu de uma necessidade tecnológica, impulsionada por uma nova versão do software lançado pela SAP (S/4HANA), contudo, após uma detalhada fase de scoping, tornou-se claro que o âmbito do shERPa ia muito para além do ERP. Assim foram identificados todos os domínios aplicacionais, através de um rigoroso benchmark, e estruturados de acordo com a sua tipologia – sistemas de registo, diferenciação ou inovação. O ERP foi o primeiro domínio aplicacional abordado no projeto shERPa, pelo facto de ser a base da arquitetura aplicacional da Galp que suporta os principais processos de transformação de negócio da Galp, tendo incluído 4 domínios aplicacionais: funções corporativas/suporte, upstream, downstream oil e manutenção (refinaria).
Os cacifos automáticos Locky são uma solução conveniente, com horário alargado, sem filas e em locais de fácil acesso e de grande afluência de pessoas para receção e/ou envio de encomendas. Esta solução evita que as pessoas tenham de ficar em casa à espera para receber uma encomenda.
O projeto visa aumentar a capacidade de resposta médica as needed com baixa latência em qualquer geografia. Consiste num serviço que oferece um circuito rápido de telemedicina integrado nos Atendimentos Permanentes (AP) de Adultos e Pediatria. Este serviço é alternativo e complementar ao atendimento presencial, composto por teleconsulta e teleobservação, suportadas por uma plataforma digital e dispositivo médico digital da TYTOCARE. A teleconsulta é providenciada no AP por um médico que se encontra remoto. O circuito rápido AP é destinado a clientes com condições clínicas com baixo risco clínico, pouco e não urgentes, que cumprem também outros critérios de elegibilidade, e que permitam previsivelmente a resolutividade dos casos clínicos, garantindo a igualdade na qualidade da prestação de cuidados em comparação com o atendimento presencial. A CUF tem perspetivada a expansão de aplicação deste modelo de cuidados noutros contextos contribuindo para a criação de soluções em maior escala.
É uma iniciativa pública, estruturada em torno de 5 eixos estratégicos. Com o objetivo de promover as Competências Digitais, de todos os Portugueses. Para isso foram realizados 2 estudos, diversos eventos por todo o país e workshops para promover a capacitação de idosos, a cibersegurança e a igualdade de género com iniciativas especificas de cada área, e dar a conhecer projetos inovadores por todo o país. Uma das atividades chapéu do INCoDe.2030 é o Mapa nacional de iniciativas de Capacitação Digital, um levantamento nacional, local e regional e catalogação da oferta formativa de capacitação digital. É fundamental garantir que a população portuguesa terá, cada vez mais, as qualificações necessárias e adequadas para vingar nesta transição digital, o que implica uma aposta digital forte na educação, na inclusão, na igualdade de género, na qualificação e requalificação, e no desenvolvimento das competências digitais necessárias ao exercício pleno da cidadania, sem deixar ninguém para trás.
A nossa Assistente de Chatbot AI, integrada na Millennium App, revolucionou a experiência bancária dos clientes. Com mais de 1 milhão de utilizadores e uma automatização de 85%, a Assistente oferece assistência personalizada 24/7, melhorando a eficiência das interações e alcançando um NPS de 65.
A Moneris é das maiores empresas nacionais de serviços profissionais na área financeira, contabilidade, fiscalidade, RH e tecnologias associadas. Possui 18 escritórios no país, presta serviços a 3500 clientes e processa cerca 10 milhões de documentos/ano. O seu projeto de transformação digital representa uma mudança de paradigma na forma como se relaciona com seus clientes, interage com/entre colaboradores, presta seus serviços e gere a sua atividade. O projeto contempla a criação e integração de duas iniciativas disruptivas do seu negócio: i) criação da plataforma colaborativa alicerçada na tecnologia salesforce, incluindo as valências de Service Cloud, CRM, Vendas/ Marketing e data analytics; e ii) criação da solução digital de desmaterialização do seu processo core, que sustentada por um motor de AI, cobre desde a digitalização/upload dos docs. contabilísticos, reconhecimento da sua tipologia e captura dos metadados, até ao seu lançamento automático e integração com o ERP.
O projeto revoluciona, otimiza e agiliza a jornada de compra de casa, proporcionando uma experiência mais eficiente tanto para os Clientes como para os Intermediários de Crédito A disponibilização da API, veio permitir que os IC’s possam apresentar soluções de crédito aos seus clientes. Fornecem-lhes uma simulação e conseguem ter a perceção de elegibilidade da proposta. Podem ainda submeter uma proposta para o Banco e acompanhar todas a fases do processo até à escritura. Antes da introdução da API, o processo era mais lento e burocrático, com comunicações por e-mail com os balcões de vários bancos. Agora, graças às APIs disponibilizadas por alguns bancos, as respostas são quase imediatas, permitindo uma tomada de decisão mais rápida e eficaz por parte dos clientes. Para além disso, a solução do novobanco permite a negociação de spread pelo Intermediário de crédito, revelando uma forte relação de confiança e parceria e foco no cliente final.
Como processo core, o onboarding do cliente exigiu uma reformulação completa, com um novo processo único que combinasse os processos anteriores separados para abertura de conta, KYC, pessoas físicas e jurídicas e canais digitais. A nova solução abrange todos os segmentos, do mass market a empresas, e é um processo flexível e sem papel, que pode ser simples, sem backoffice para casos simples, até uma experiência de integração completa para grandes empresas, com múltiplas formas de interagir com o cliente.
O Dashboard da Urgência em Tempo Real é uma ferramenta que permite ter uma visão em tempo real da situação da urgência de determinada instituição, abrangendo indicadores como tempos médios de espera, tempos máximos em espera num determinado local, utentes em espera, locais de urgência, entre outros, sempre tendo em consideração a prioridade de triagem dos utentes. Estes indicadores geram também alertas em tempo real, permitindo aos profissionais de saúde darem a devida atenção a utentes que tenham ultrapassado o tempo de espera em determinado percurso da urgência (desde a triagem até à espera na realização de MCDTs) e possam atuar de forma célere na sua resolução.
A infraestrutura A Minha Saúde @ UE surge da necessidade de garantir que os cidadãos europeus recebam cuidados de saúde em outros Estados-Membros sob condições semelhantes às do seu país de origem, sem barreiras linguísticas. Portugal, representado pelo SPMS, participa desde 2020 como país de afiliação e tratamento de doentes, procedendo à partilha transfronteiriça do Resumo de saúde eletrónico (Patient Summary) e da Prescrição e dispensa eletrónica (ePrescription/eDispensation). Estes serviços pretendem dinamizar o intercâmbio de informação de saúde entre Estados-Membros, através do NCPeH (National Contact Point for e-Health), de modo a melhorar a qualidade e segurança dos cuidados de saúde prestados aos cidadãos noutro país da União Europeia. Os seus principais objetivos são: facilitar aos Profissionais de Saúde o acesso rápido e seguro a informações que salvem vidas em situações de emergência, e aumentar a acessibilidade dos cidadãos europeus às suas prescrições no estrangeiro