Conheça os projetos finalistas dos Portugal Digital Awards ® 2024.
A 9ª edição, dos Portugal Digital Awards recebeu mais de 300 candidaturas de todo o país. Após a análise e seleção rigorosa de todas as candidaturas pela equipa de research da IDC, foram definidos 47 projetos finalistas, que representam o melhor que se faz em Portugal em áreas como a inovação digital, automação, inteligência artificial, sustentabilidade, entre outras.
Os projetos destacam-se pelo seu impacto e pela forma como estão a moldar o futuro digital de setores tão diversos quanto a saúde, finanças, indústria, retalho, entre muitos outros. Cada um deles representa um avanço significativo, pensado para resolver desafios atuais e criar novas oportunidades para um Portugal mais digital. Fique a par das ideias e soluções que foram selecionadas e conheça os líderes e equipas por detrás de cada iniciativa. Estes são os projetos que estão a fazer a diferença e que podem inspirar o mundo e a sociedade!
Assista à cerimónia de entrega de prémios, em livestream, no dia 27 de Novembro de 2024.
Com o InnoWave não estamos apenas a reduzir as perdas de água, estamos a desencadear uma onda tecnológica e inovadora de eficiência hídrica e sustentabilidade.
Unimos inovação tecnológica e a alma da criação musical para transformar o licenciamento, aumentar a proposta de valor para utilizadores, artistas e produtores e inspirar novos modelos de negócio.
Pulsoo é o novo ecossistema para a gestão 360º das PMEs, que alavanca a tecnologia de open banking e oferece uma visão financeira e regulatória aos pequenos empresários.
O Quatru é a app com tudo para o seu lar, desde procurar casa, pedir crédito habitação e encontrar produtos ou serviços para a casa, 100% online e sempre à mão
O programa “From BICA to CDP” é uma solução cloud que centraliza de diferentes fontes os dados do Cartão Continente com performance e escalabilidade, permitindo a consulta em Near Real Time de uma visão 360ª do Cliente
A ENDLESS é um operador de Retail Media que utiliza tecnologia para segmentar anúncios com base no comportamento do cliente, criando audiências e otimizando campanhas com CDP e Ad Server para um melhor desempenho.
O Metacircle da Caixa lançado no passado dia 23 de Outubro, terá um impacto extremamente positivo na reputação da marca Caixa junto dos seus clientes e das famílias em geral mas sobretudo junto dos jovens universitários e junto dos empresários que consideram a inovação como um dos quadrantes que mais valorizam na sua relação com a Caixa, seja porque nos escolhem para trabalharem, ou como seu parceiro financeiro.
A Agentificação Caixa incorpora Agentes numa arquitetura de GenAI, que aceleram a transformação digital, melhoram o atendimento ao cliente e aumentam a produtividade, através de uma Knowledge Base centralizada.
Projeto de digitalização e simplificação organizacional que promove uma maior eficiência dos processos internos e melhor serviço aos cidadãos e às empresas.
Desenvolvimento de capacidades de IA e colocação ao dispor dos nossos clientes, permitindo acesso imediato à informação necessária, melhores tomadas de decisão e automatização e simplificação de tarefas repetitivas.
O ‘Criar Lojas Online’ surgiu durante a pandemia, promovendo a digitalização das PMEs portuguesas, aumentando a competitividade e impulsionando o e-commerce em Portugal, gerando mais de 15M€ de receita para a economia.
Os CTT instalaram 12.000 painéis solares em 30 locais, apoiando 8.000 famílias, reduzindo 1.600 toneladas de CO2 anualmente. O projeto promove sustentabilidade e eletrificação da frota para atingir emissões zero até 2030.
A App CTT está a tornar-se uma Super App, centralizando serviços essenciais como o Aforro Digital, que democratiza o acesso aos Certificados de Aforro e Tesouro, alcançando mais de 25.000 clientes em três meses.
“O Smart Sorter é um sistema de encaminhamento de objetos para os centros de distribuição, com base em regras de negócio centralizadas, garantindo a máxima eficiência operacional, com base características dos objetos e capacidade instalada”
“Desenvolvimento de algoritmo de previsão de necessidades em conjunto com análise e disponibilização de dashboards, promovendo cultura data-driven, com impacto na redução de stocks (-9,5M€) e aumento do nível de serviço (98%)”
O EDP 5G Living Lab é o projeto que desenvolveu a primeira barragem 5G, e que pretende testar a capacidade desta tecnologia na aceleração da transformação digital na liderança da transição energética.
Com o FIRMe, a E-REDES cria um novo modelo de negócio onde todos os stakeholders podem contribuir para o aumento da eficiência na gestão da rede elétrica.
Salvar vidas através de tecnologia avançada. A Prevenção 360º vem reforçar a cultura de segurança e o bem-estar das equipas assegurando que os técnicos utilizam adequadamente os seus EPI’s
InfoAssets utiliza IA sobre imagens de satélite e pelo solo para geolocalizar e identificar de forma massiva ativos da rede de baixa tensão, reduzindo custos e melhorando a sua gestão
O GAMA transforma o processamento de documentos com automação inteligente, aumentando a eficiência e melhorando o atendimento ao cliente, adaptando-se continuamente às necessidades da Fidelidade enquanto reduz custos.
O Just in Case é a plataforma de seguro on-demand do Grupo Fidelidade, oferecendo seguro de viagem 100% digital, personalizável, com pagamento fácil e conteúdos sobre destinos, acessível via WebApp.
Automação aumentou eficiência em 96%, reduzindo custos e tempo. Gestão integrada em cloud assegurou consistência e agilidade interempresas, elevando o padrão de inovação e produtividade sustentável no setor da construção.
O novo processo de produção da Horse Aveiro destaca-se como uma linha matricial disruptiva, apresentando elevada digitalização, conectividade e inovações tecnológicas, resultando numa solução flexível, compacta, escalável, colaborativa e sustentável.
Um sistema de informação aos passageiros, desenvolvido pela engenharia da CP, que proporciona maior conforto com informações claras e acessíveis, incentivando o uso do transporte público sustentável. reduz custos e reforça a confiança na marca CP.